2020-11-25

150 anos de combate pela liberdade, igualdade e sororidade

Menção honrosa nos prémios Bologna Ragazzi 2019 (não-ficção); 

Vencedor do prémio para Melhor Livro de Não-ficção de 2018 do Ministério da Cultura norueguês; 

Nomeado para Melhor Novela Gráfica de 2018.

Partilhar:

«No século XIX, as mulheres e os homens tinham vidas muito diferentes.»

 

Este é o ponto de partida para Mulheres sem Medo, o novo livro da ensaísta e jornalista Marta Breen e da ilustradora Jenny Jordahl. Uma novela gráfica sobre os 150 anos do feminismo, as suas principais figuras e as causas que defende.

 

O artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos do Homem começa por dizer o seguinte: «Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.» Mas será que sempre foi assim? Será que, atualmente, é isso que acontece?

 

Neste livro, Marta Breen e Jenny Jordahl abordam, com sentido de humor e poder de síntese, 150 anos de coragem, garra e visão de quem lutou e ainda luta pelos direitos das mulheres à volta do globo. Quinze décadas de ativismo pelo direito ao voto, ao aborto e à contraceção, de reinvidicações por algo tão simples como a liberdade e a igualdade, a educação e o direito ao próprio rendimento – sem esquecer a defesa do casamento gay e o movimento #metoo.

 

A história do movimento das mulheres é um importante ponto de viragem na História da Humanidade, desde tempos em que a mulher estava sujeita primeiro ao pai e depois ao marido – sem acesso à educação, sem poder possuir terras e sem ter direito a participar em reuniões políticas –, até aos dias de hoje, em que as mulheres são livres de tomar as suas decisões e, apesar de o caminho ainda não estar terminado, o mundo é melhor para elas e para todos do que há 150 anos.

 

Mulheres sem Medo é uma novela gráfica de grande qualidade, por dois talentos noruegueses, que relata alguns dos principais acontecimentos desta luta, rompendo com o pensamento de que «as mulheres devem ficar em casa com a família e não maçar a sua cabecinha com outras coisas».

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK