2019-10-11

«A Carga Mental e Outras Desigualdades Invisíveis»

A cartoonista Emma Clit explica, com desenhos, o que ainda falta fazer para atingir a igualdade de género

Partilhar:
#Metoo? Consentimento? Divisão de tarefas? Igualdade salarial? Trabalho emocional? Paridade? Objetificação? Assédio moral? De que andam as feministas e os feministas todos a falar e o que pretendem alcançar? 

No livro A Carga Mental e Outras Desigualdades Invisíveis, que a Bertrand Editora faz chegar a Portugal a 18 de outubro, a cartoonista Emma Clit explica, com desenhos, algumas das questões mais prementes da igualdade de género: o porquê de as mulheres continuarem a fazer a maior parte das tarefas domésticas, mesmo quando os parceiros «ajudam em casa», se a maternidade continua a ser um impedimento à progressão de carreira e como se pode educar as crianças para a igualdade, entre muitas outras. De forma acessível e descontraída, a autora explora, através das situações mais comuns, os mais variados momentos da vida em casal que devem deixar de ser lugares-comuns. 

Como uma imagem vale mais do que mil palavras, Emma ilustra esses momentos que exigem reflexão e que devem fazer parte do debate de hoje sobre a igualdade de género. 

«Este não é “apenas” um comic feminista, mas um livro que encontrou o seu lugar nas livrarias graças a uma crítica ampla da sociedade atual.» El País 
«Emma retrata com sensibilidade o ângulo morto das desigualdades entre homens e mulheres.» Le Monde 
«A carga mental: é incessante, desgastante e cai desproporcionalmente sobre os ombros das mulheres.» ABC 
«Emma tem o talento de meter o dedo na ferida das pequenas e grandes situações do quotidiano que nos parecem normais ou fortuitas, para extrair delas reflexões políticas e sistémicas.» Le Nouvel Observateur 
«Divertidos e pertinentes, estes cartoons são ideais para deixar na mesa dos colegas…» Elle
«A guerra dos sexos das tarefas domésticas.» The Guardian
«Genial. Com muito humor e muita seriedade. Como deve ser.» Cuore

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK