2022-07-28

«A Conspiração para Matar Lourenço de Médicis»: um crime desvendado ao fim de cinco séculos

Novo livro de Eric Frattini.

Partilhar:

Costuma dizer-se que a realidade ultrapassa sempre a ficção e neste caso não podia fazer mais sentido. A Conspiração para Matar Lourenço de Médicis, de Eric Frattini, que vai ser publicado em Portugal a 4 de agosto, parece tratar-se de ficção, ou não fosse este livro de História um relato vívido, repleto de peripécias, mistérios, conspirações, intrigas e assassínios.

 

Trata-se de uma magnífica viagem histórica à intriga política e palaciana da Florença do século XV, na qual encontramos personagens reais e bem conhecidas como Leonardo da Vinci, Sandro Botticelli, Piero della Francesca e, naturalmente, Lourenço de Médicis.

 

«Em seguida, o pânico, misturado com confusão, irrompeu por toda a igreja. Nobres com as suas espadas ainda embainhadas corriam pelos corredores, abandonando as esposas e os filhos pelo caminho. Lampugnani, que coxeava gravemente, caiu depois de tropeçar num banco enquanto tentava abandonar o recinto por uma porta lateral. O conspirador seria apanhado por um guarda da escolta de Galeazzo Maria Sforza que lhe espetou uma alabarda em pleno solo sagrado enquanto tentava pôr-se de pé. Olgiati, Visconti e Franzone conseguiram escapar por entre a multidão.»

 

O autor vai estar em Lisboa no início de setembro para apresentar o livro e tem disponibilidade para entrevistas.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK