2020-09-01

«A Sinfonia dos Animais», a estreia de Dan Brown na literatura infantojuvenil

Novo livro é publicado hoje a nível mundial e é acompanhado de músicas clássicas infantis compostas pelo autor

Partilhar:

Com publicação em simultâneo em 27 países, o primeiro livro infantojuvenil de Dan Brown, A Sinfonia dos Animais, chega hoje a Portugal e conta com um evento de apresentação ao final do dia na Feira do Livro de Lisboa: às 19h, no Auditório Sul.

 

Músico de longa data, Dan Brown inspirou-se em trabalhos de clássicos infantis como Pedro e o Lobo e em livros ilustrados da sua infância para a composição das músicas que acompanham A Sinfonia dos Animais. Na sua nova obra, o autor combina música e literatura para uma nova geração de jovens leitores que utilizam as mais recentes tecnologias, permitindo que crianças e adultos experienciem este livro ilustrado intemporal de várias formas: optando pela tradicional leitura em voz alta ou, à medida que se viram as páginas, ir desfrutando também das músicas originais que o autor criou especialmente para esta obra – cada música pertence a um animal.

 

Para tal, recorre-se a uma aplicação gratuita, disponível em www.wildsymphony.com, que poderá ser descarregada para o smartphone. Este utilitário utiliza a tecnologia de realidade aumentada para tocar instantaneamente as músicas – uma por cada página dupla –, bastando para isso que o telefone seja posicionado sobre o livro. À medida que o leem e ouvem as músicas em conjunto, crianças e famílias transformam A Sinfonia dos Animais numa verdadeira experiência multissensorial.

 

Nesta história cada animal tem uma característica própria, que o distingue, e transporta um instrumento musical. Individualmente, podem não parecer muito importantes, mas em grupo tornam-se surpreendentes. Quando – conduzidos pelo Maestro Rato – se juntam numa orquestra, o resultado é uma sinfonia afinada e maravilhosa, em que todos os músicos e os instrumentos se revelam imprescindíveis e se completam.

 

A Sinfonia dos Animais é um livro ilustrado que permite uma experiência de entretenimento única. O Maestro Rato, com uma batuta na mão, guia os leitores na sua visita a vários amigos animais: chitas, cangurus, elefantes e baleias-azuis, entre outros. Cada animal proporciona uma lição de vida que ajuda as crianças em muitos momentos, levando a conversas sobre temas como compaixão, paciência, respeito e confiança e também sobre conceitos mais vastos, nomeadamente mindfulness, viver a vida com calma e sentido de comunidade. As ilustrações de Susan Batori conferem um sentido de humor adequado às crianças, deixando ainda pistas e enigmas adicionais escondidos nas páginas, para os leitores mais atentos.

 

A literatura e a música

 

«Adoro a arte de contar histórias e os meus livros sempre assentaram sobre vários temas», afirma Dan Brown. «Com A Sinfonia dos Animais, fiquei entusiasmado por criar uma experiência com várias camadas que conta com três tipos de linguagem em simultâneo: arte, música e palavras. Da mesma forma que uma ópera cativa o seu público com cenários maravilhosos, música dramática e drama lírico, A Sinfonia dos Animais pretende ser uma experiência imersiva para os olhos, os ouvidos e a mente, tudo ao mesmo tempo.»

 

O conjunto das músicas contidas no livro foi tocado pela reconhecida Zagreb Festival Orchestra, na Croácia, e gravado pela Parma Recordings, sendo que a distribuição está a cargo da editora de música clássica Boosey and Hawkes. No site https://wildsymphony.com/ encontra-se uma amostra da música e de cenas dos bastidores. Depois da publicação da obra, ficará disponível no site a aplicação que garante o acesso às composições musicais. Adicionalmente, o álbum completo d’A Sinfonia dos Animais será lançado em simultâneo com o livro em setembro e ficará disponível em todas as grandes plataformas digitais.

 

Bob Lord, CEO da Parma Recordings e produtor musical d’A Sinfonia dos Animais, expressa o seu entusiamo pelo trabalho com Dan Brown afirmando: «A Sinfonia dos Animais combina tradição e tecnologia à moda de Dan Brown. Os auditórios precisam de um novo clássico e A Sinfonia dos Animais é uma viagem fresca e cheia de vida para as crianças e as suas famílias.» O primeiro concerto a nível mundial d’A Sinfonia dos Animais acontecerá a 10 de outubro de 2020 em Xangai, na China. A chegada à Europa e aos Estados Unidos da América acontece mais tarde: a 6 de novembro em Zagreb, na Croácia, e a 15 de novembro na cidade natal de Dan Brown, Portsmouth, New Hampshire. Outros espetáculos orquestrais d’A Sinfonia dos Animais acontecerão e serão anunciados num futuro próximo.

 

Dan Brown é o autor número um de vários bestsellers internacionais, incluindo O Código da Vinci, Inferno, O Símbolo Perdido, Anjos e Demónios, Fortaleza Digital e Origem, com mais de 220 milhões de cópias vendidas. Está já a trabalhar no próximo livro, que contará com Robert Langdon como protagonista.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK