2025-06-24

Ambição Moral: está a nascer uma nova geração de «pioneiros morais»?

«De todas as coisas que desperdiçamos nas nossas vidas descartáveis, o maior desperdício é o talento. Há milhões de pessoas que podiam fazer do mundo um lugar melhor, mas não o fazem. Porquê?»

Partilhar:

Ambição Moral, o novo livro de Rutger Bregman, autor bestseller e um dos mais proeminentes pensadores europeus da atualidade, chega às livrarias portuguesas como uma call to action a todos aqueles que se recusam a aceitar a estagnação social.

 

Afastando-se das fórmulas de sucesso, das promessas de bemestar imediato e da crescente obsessão com o desenvolvimento pessoal, Ambição Moral apresenta uma alternativa: viver ao serviço de causas maiores do que o próprio «eu». Com base em investigações históricas e exemplos contemporâneos de grandes agentes de mudança, Bregman defende que é possível conjugar idealismo com sucesso, e contribuir ativamente para resolver as grandes questões do nosso tempo, desde as alterações climáticas à desigualdade social.

 

O trabalhador que exerça uma atividade profissional a tempo inteiro passará, em média, 80 000 horas no seu emprego, pelo que Bregman relembra que não há tempo a perder em rotinas sem propósito. Também nós podemos emprestar os nossos talentos aos maiores desafios do nosso tempo. Através do conceito de «ambição moral», a vontade de tornar o mundo um lugar melhor, o autor recupera e atualiza a ideia de que o progresso social exige coragem, compromisso e imaginação. Longe de ser apenas um manifesto inspirador, Ambição Moral questiona, sobretudo, a forma como cada indivíduo pode assumir um papel ativo na construção de um futuro mais justo.