2019-11-19

«As Ideias Políticas e Sociais de Jesus Cristo», o último livro de Diogo Freitas do Amaral

A 22 de novembro, é publicado «As Ideias Políticas e Sociais de Jesus Cristo», o novo e último livro de Diogo Freitas do Amaral, que se debruça sobre a história do pensamento político e as ideias de Jesus Cristo e o seu impacto na forma como os pensadores desenvolveram as suas correntes e teorias ao longo dos séculos.

Partilhar:

Tendo como ponto de partida os quatro evangelhos que foram o Novo Testamento e respeitando o contexto histórico, Diogo Freitas do Amaral faz uma análise política e social, refletindo sobre a sua pertinência nos dias de hoje.

«Não tenho credenciais para escrever sobre problemas teológicos, exegéticos ou hermenêuticos. Mas (…) gostaria de aplicar os métodos que utilizei nesse trabalho ao estudo e comentário das ideias políticas, económicas e sociais de Jesus Cristo. (…) Mesmo que não acreditem na divindade de Jesus, sei que há muitos agnósticos e ateus (conheço vários) que reconhecem como excepcionalmente boas as suas ideias políticas e, sobretudo, as sociais e que em larga medida as seguem. Pretendo apenas recordar a todos essas ideias, que alguns não conhecem na totalidade, sistematizá-las, e torná-las tão conhecidas quanto possível das novas gerações.»

Diogo Freitas do Amaral faleceu a 3 de outubro de 2019, e o País homenageou-o com honras militares, num reconhecimento sentido a um dos pais da Democracia portuguesa. As Ideias Políticas e Sociais de Jesus Cristo é o seu último trabalho, ao qual se dedicou nos últimos anos.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK