2024-03-22

Bertrand Editora publica nova edição de Inês, de Maria João Fialho Gouveia

Ela era uma nobre galega, de linhagem ilegítima; ele, o futuro rei de Portugal. Juntos, viveram uma paixão que se tornou símbolo do amor luso. Inês, retrato fascinante de Inês de Castro por Maria João Fialho Gouveia, regressa em nova edição às livrarias portuguesas a 4 de abril com chancela Bertrand Editora.

Partilhar:

Quando o príncipe Dom Pedro conhece Inês de Castro – a deslumbrante aia de Constança Manuel, a princesa castelhana que acabara de desposar – sela-se, para ambos, um amor perpétuo e um trágico destino.

 

Pedro começa a cortejar a açafata da mulher, mas o rei Dom Afonso IV, enraivecido com a relação do filho, afasta Inês da corte. Decorrem anos, durante os quais a relação sobrevive através de missivas, até que Constança morre e Pedro manda regressar a fidalga do seu exílio.

 

Os dois amantes vivem então anos de idílio e instalam-se em Coimbra, casados e com três filhos.

 

Porém, o ódio do rei a Inês de Castro – filha de criação de Dom Afonso Sanches, meio-irmão do monarca e filho predileto de seu pai, Dom Dinis – não esmorece, e as intrigas políticas fomentadas pelos conselheiros reais adensam-se. É então que, aproveitando a ausência de Pedro, o rei dá a mais terrível das ordens…

 

Narrativa apaixonante de uma das grandes vozes nacionais da ficção histórica, Inês, de Maria João Fialho Gouveia, é a história de um amor maior do que a vida que se tornou símbolo da paixão portuguesa.