2024-02-09

Com prefácio de Pedro Nuno Santos, este livro aponta caminhos para um futuro diferente

Portugal, e Agora? – 30 Ideias para mudar o país de Miguel Costa Matos chega às livrarias a 22 de fevereiro. 

Partilhar:

Prestes a completar 30 anos, Miguel Costa Matos assina Portugal, e Agora? – 30 Ideias para mudar o país. O deputado do PS e secretário-geral da Juventude Socialista aborda neste livro grandes questões como a reforma do Estado, a saúde da democracia, a educação, a habitação, o crescimento económico e o papel de Portugal no mundo.

Ao longo de trinta capítulos, o economista observa o estado da nação e propõe mudanças significativas para que a população tenha melhores condições de vida. Mostra também a perspetiva de uma geração que se vê condicionada pela situação económica do país. E apresenta soluções. «Longe de ser um catálogo exaustivo ou definitivo de ideias, estas são sementes para que à desilusão com a democracia se possa responder com trabalho e resultados, por parte de uma esquerda progressista, ecologista e desempoeirada, com ambição de um outro futuro», escreve.

O prefácio é assinado por Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS e candidato a primeiro-ministro de Portugal. «Apesar da sua juventude (ou também por causa dela), o país reconhece em Miguel Costa Matos mais do que um líder de uma juventude partidária, um parlamentar que, em quatro anos, conseguiu importantes conquistas, desde a Lei de Bases do Clima ao Direito ao Esquecimento e à limitação das comissões bancárias. No PS, conhecemos os seus anos de luta pelos nossos valores e pelas nossas causas, em proximidade ao território e com intervenção nos principais fóruns de discussão de políticas públicas da família socialista a nível internacional. Por tudo isso, este é também um contributo programático que vale a pena ler e considerar».