2020-10-28

«Conversas Globais»: As grandes questões da política internacional respondidas por personalidades de renome

«O Conversas Globais nasceu do irrequieto anseio por respostas perante a impiedosa e complexa mutação internacional.»

Partilhar:

O programa Conversas Globais, da TVI24, resulta agora num livro com o mesmo nome, da autoria de Pedro Pinto, que a Bertrand Editora publica já a 6 de novembro. Com conteúdos exclusivos que não foram transmitidos em televisão, este livro compila as entrevistas que compuseram o programa entre novembro de 2019 e agosto de 2020. 27 personalidades dos mais variados quadrantes da sociedade – como António Costa Silva, Mariana Mortágua, Carlos Moedas ou Paulo Portas – são entrevistadas por Pedro Pinto e procuram responder às questões mais desafiantes da atualidade e do futuro da economia mundial. Um livro fundamental para compreender aquilo que nos espera e qual o nosso papel individual, enquanto trabalhadores e cidadãos, no mercado de trabalho e na economia mundial.

 

O nosso mundo tem-se transformado a uma velocidade avassaladora. Mudanças que antes demoravam gerações a concretizar-se acontecem agora num piscar de olhos. A globalização obriga a Europa – e Portugal – a repensar o seu lugar no mercado e na esfera política internacional. A China tornou-se numa superpotência económica que ameaça a hegemonia americana e a estabilidade da economia mundial. Os próprios Estados Unidos da América encontram-se mais divididos do que nunca desde a eleição de Donald Trump. A União Europeia sofreu um pesado golpe com o Brexit. Movimentos nacionalistas e extremistas crescem por todo o lado e Portugal não é exceção. A inteligência artificial e a automatização colocam desafios ao mercado de trabalho e à forma como a sociedade está organizada. E 2020 trouxe algo que ninguém esperava: uma pandemia que ameaça devastar a economia global. Todos estes assuntos são abordados no livro, no qual alguns dos pensadores-chave do país discutem o futuro da economia global, dão-nos a sua melhor análise geoestratégica e falam-nos das grandes mudanças que estão aí à porta.

 

Que países vão triunfar e quais vão ficar para trás nesta nova década? Como se irá resolver o impasse entre a República Popular da China e os Estados Unidos da América? Será que a Europa vai conseguir manter-se competitiva? Como pode Portugal posicionar-se perante a economia global? Como pensar a globalização no século XXI e no futuro? Como é que a pandemia transformou a economia global? Todas as respostas a estas e mais perguntas, no livro Conversas Globais.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK