2021-04-06

«Dez Césares – Volume I: De Augusto a Trajano», de Barry Strauss: Uma história do Império Romano, que podia ser um guião da Guerra dos Tronos

«Dez Césares – volume I: De Augusto a Trajano» é o primeiro livro, publicado em Portugal, do especialista em história militar do mundo antigo e professor na Universidade Cornell Barry Strauss.Dez Césares – volume I: De Augusto a Trajano é o primeiro livro, publicado em Portugal, do especialista em história militar do mundo antigo e professor na Universidade Cornell Barry Strauss.

Partilhar:

Segundo o Wall Street Journal, esta é «uma história da Roma Antiga excecionalmente acessível, com capítulos que se leem como um guião d’A Guerra dos Tronos. Barry Strauss é o melhor académico do mundo antigo a escrever nos dias de hoje para o leitor comum.»
 

Em Dez Césares – Volume I: De Augusto a Trajano, que chegará às livarias a 8 de abril, é-nos contada a história do Império Romano através das vidas dos seus mais importantes imperadores, de Augusto a Trajano. Contudo, esta história é também um retrato das mulheres mais poderosas da época pois o poder das mulheres na Roma Antiga não era menos real por ter de ser escondido.

 

«Os imperadores romanos geriam um dos negócios familiares mais bem-sucedidos da história, e um dos mais paradoxais. De modo a concentrar o poder em mãos de confiança, a família imperial fez pleno uso dos seus elementos, incluindo as mulheres. Em virtude disso, as mães, as mulheres, as filhas, as irmãs e as amantes desfrutaram daquilo que alguns poderão considerar uma surpreendente quantidade de poder. No entanto, era por vezes uma família infeliz, sendo comuns os casamentos forçados e frequentes os conflitos internos e os assassínios. Além disso, tratava-se de uma família cuja definição era vaga e flexível. Foram mais os imperadores que chegaram ao trono por adoção do que por herança do seu pai, e muitos tomaram o poder por meio de uma guerra civil.»

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK