A neozelandesa Eleanor Catton e a espanhola Beatriz Serrano são duas das autoras da Bertrand Editora que vão estar presentes na edição deste ano do FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, que decorre entre os dias 10 e 20 de outubro na vila literária, subordinado ao tema «Inquietação».
Eleanor Catton, a mais jovem vencedora do Booker Prize, publicou no ano passado o seu muito aguardado terceiro romance, A Floresta de Birnam, que aborda temas como o ambiente e a ecologia. Em Óbidos, a autora vai estar à conversa com a neerlandesa Hanna Bervoets. A sessão decorre no dia 11 de outubro, sexta-feira, pelas 18h, com moderação da jornalista Ana Daniela Soares.
Beatriz Serrano, escritora e jornalista no El País, estreou-se no ano passado na ficção com O Desencanto, sucesso de vendas em Espanha. O romance aborda as dificuldades do mercado laboral atual, que muitas vezes levam os trabalhadores ao limite. A sessão em Óbidos está marcada para 13 de outubro, domingo, pelas 15h. A autora estará à conversa com Danya Kukafka. A moderação é da jornalista Mariana Oliveira.
Irene Vallejo vai regressar a Portugal por altura do lançamento da novela gráfica de O Infinito num Junco, a 17 de outubro. A autora espanhola vai estar no FOLIO nos dias 19 e 20 de outubro, para uma conversa com Alberto Manguel (com moderação de António Costa Santos) e para uma sessão com Elvis Guerra e Cebaldo Inawinapi, respetivamente.
Ana Bárbara Pedrosa vai lançar em Óbidos o seu novo livro, Viagens com o Mehdi, no dia 13 de outubro, pelas 16h. Um livro de viagens que são um reflexo da realidade, e uma análise social e política, Viagens com o Mehdi chega às livrarias a 10 de outubro. A apresentação no FOLIO, na Livraria Santiago, estará a cargo da também escritora Patrícia Reis. Também a 13 de outubro, será apresentado o romance histórico Aqualtune, a Princesa do Kongo, de Manuela Gonzaga, com a presença de Marta Lança e Roberto della Santa. Um dia antes, a 12 de outubro, Raquel Varela e Robson Vilalba Reis vão apresentar a novela gráfica Utopia.
No mesmo dia, Nuno Artur Silva estará na Biblioteca Municipal de Óbidos para apresentar o livro infantil Como é que os Nossos Amigos Ficam Nossos Amigos?. No último dia do festival literário, 20 de outubro, domingo, pelas 15h, será exibida na Livraria Bichinho de Conto, em Óbidos, a curta-metragem A Menina Com os Olhos Ocupados, adaptada a partir do livro homónimo de André Carrilho, sobre uma menina que não consegue tirar os olhos do telemóvel. À exibição seguir-se-á uma conversa entre o autor e ilustrador e Mafalda Milhões.