2020-07-21

Extremismos políticos. Racismo. Alterações climáticas. Brexit. Desemprego. Crises Financeiras. Já Estão a Prestar Atenção?

«Numa época estranha e desconcertante, assinalada por terramotos e vulcões políticos – resultados eleitorais chocantes, caos constitucional, novos partidos, novos líderes, novos governos –, este livro tenta ir além da superfície e olhar para as origens de toda esta agitação.»

Partilhar:

Há um estranho cheiro a mudança no ar. Desde 2008, a cada dia que passa é percetível que algumas das bases de sustentação do modelo em que se apoia o sistema do capitalismo global começam a apresentar fissuras. Um pouco por todo o mundo, reações ao «falhanço» do sistema não tardaram a aparecer, nas mais variadas formas: a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos da América, a saída do Reino Unido da União Europeia, o surgimento de movimentos de extrema-direita, mais ou menos organizados e sofisticados, ou extrema-esquerda, e ainda o aparecimento de movimentos de cidadãos que procuram dar resposta nas áreas onde sentem que o governo lhes falhou – ação social, ambiente, direitos laborais e direitos das minorias, por exemplo. O livro de Jack Shenker – jornalista e correspondente internacional do Guardian – é uma investigação de fundo que procura perceber os novos movimentos políticos que moldarão o mundo nas próximas décadas. Já Estão a Prestar Atenção é um livro essencial para entender a política dos dias de hoje, qual será a sua trajetória nas décadas seguintes, o que originou os movimentos de insatisfação social que têm vindo a transformar o panorama político mundial e quais as forças que os movem. Dia 24 nas livrarias.

 

O mundo está a mudar a um ritmo tão alucinante que, por este e outros fatores, os meios de comunicação social não conseguem oferecer uma leitura enquadrada e completa de todas as mudanças. O livro de Jack Shenker é uma investigação jornalística de fundo que procura dar sentido à política atual, explorando os seus contornos fora dos centros do poder e concentrando-se no seu impacto no terreno e nas pessoas. Porque é que a juventude está desiludida com os partidos tradicionais? Como é que esta desilusão está a dar origem a novas formas de fazer política? Shenker tenta descrever as injustiças sentidas pela sociedade e mapear a resistência individual e coletiva – concentrando-se em indivíduos, comunidades e grupos que lutam pelos seus direitos e por sistema mais justo.

 

Se quando olha para o estado atual das coisas fica ligeiramente preocupado ou confuso, se gostava de mudar a forma como as coisas são feitas mas não sabe como, se gostava de aprender mais sobre associativismo no século XXI e formas alternativas de fazer política, então este livro é para si. O livro despertará em si alguma raiva, quando lhe explicar o sinuoso caminho que nos trouxe até aqui, mas irá certamente restaurar a sua fé na humanidade e na comunidade quando conhecer as pessoas e organizações que estão a tentar fazer do nosso mundo um local melhor e a nossa sociedade um pouco mais justa. «Espero que o livro seja também lido por pessoas com perspetivas diferentes e que estas descubram nele algo que as faça pensar, ou mesmo que lhes pareça convincente. Espero que, embora possam discordar de alguns dos argumentos aqui apresentados, sintam que o livro lança alguma luz sobre a origem de todos esses terramotos e vulcões, e sobre as forças motrizes por trás das fraturas que ainda estão por aparecer. Neste momento, precisamos de toda a esperança possível.» O mundo está a mudar. Vai ser um mundo melhor? Ninguém sabe, mas vale a pena lutar por isso.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK