2019-01-02

Novidades do primeiro trimestre da Bertrand Editora

Novo ano, novos livros

Partilhar:
São muitas as novidades que a Bertrand Editora tem preparadas para este primeiro trimestre, desde romance, ficção juvenil, gastronomia, thriller e até livros de cariz mais biográfico. «Entre Ventos e Fumos», de Nuno Diniz, vem aguçar desde logo o apetite através de uma viagem pelo Portugal profundo e pelo que de melhor se pode encontrar por lá. Num registo que combina a tradição gastronómica portuguesa com a história de um povo e da sua gente, o conceituado cronista e formador português apresenta o resultado da pesquisa que fez para descobrir a metodologia tradicional de confeção de mais de 100 variedades de enchidos com recurso a fumeiro, que se podem encontrar de Norte a Sul do País.

Também em janeiro, os leitores mais jovens poderão encontrar nas livrarias «As Aventuras de Robin dos Bosques», que segue as peripécias do herói fora-da-lei – que roubava aos ricos para dar aos pobres –, desde o seu nascimento até à sua morte, acompanhando as suas conquistas e lutas pela justiça. Uma história consagrada no imaginário coletivo e adequada tanto a crianças, como a jovens e adultos, esta nova edição, recontada pelo aclamado autor Roger Lancelyn Green, insere-se na coletânea de grandes clássicos da Bertrand. No romance, Antonio Dikele Distefano é um dos autores sensação da atualidade. «Lá Fora Chove, Cá Dentro Também. Passo Aí a Apanhar-te?» é a sua obra de estreia e ainda antes de ter sido publicada em formato papel já era um verdadeiro fenómeno na Internet. Este livro é o reflexo do seu património – Distefano é italiano de origem angolana – contado de forma meio autobiográfica, meio ficcionada em fragmentos com momentos singulares, como canções que, em conjunto, formam a banda sonora de uma vida.

Em fevereiro, serão publicados pela primeira vez em Portugal dois dos livros da coleção Heróis Aselhas, que acompanha as aventuras de Tim, um improvável e corajoso protagonista que se junta a vários deuses e semideuses do Olimpo, descobrindo que, afinal, eles não são tão valentes e astutos quanto lhe contaram. «Aí Vem o Hércules» e «A Armadilha da Hera» prometem dar a conhecer aos seus jovens leitores a Mitologia Grega através de uma narrativa divertida e fácil de acompanhar, pela mão da autora Stella Tarakson. A 15 de fevereiro, Mário Augusto assinala 30 anos de entrevistas com as estrelas de cinema de Hollywood com a publicação do livro «Janela Indiscreta – O Que Dizem as Estrelas», numa altura em que o programa com o mesmo nome foi distinguido pela Sociedade Portuguesa de Autores como o melhor programa de entretenimento cultural da televisão portuguesa (2018). Trinta anos de conversa à volta do mundo do cinema resultam numa compilação de factos e curiosidades recolhidas ao longo do tempo com algumas das mais cintilantes estrelas da sétima arte. Ao todo, são 25 grandes entrevistados, cujo crescimento pessoal e profissional, Mário Augusto viu desenrolar à frente dos seus olhos, à medida que ele próprio ia fazendo o seu percurso profissional. De Al Pacino a Woody Allen, passando por Charlize Theron e Julia Roberts, este é um livro que faz a ponte entre o espectador e os bastidores, o livro que aproxima os fãs dos seus ídolos. Com o jeito a que Mário Augusto já nos habituou.

«A Piscina», de Libby Page, é outra das novidades de fevereiro. Um romance encantador que capta a essência e o espírito de uma comunidade através de gerações. Tudo gira em torno de uma piscina: foi ali que uma das personagens, já com 86 anos, se apaixonou pelo marido e que sempre nadaram juntos. Um lugar que sempre frequentou desde a sua inauguração, até que surge um projeto para transformar aquele espaço de memórias num complexo de apartamentos. «Miguelistas e Liberais» junta-se às novidades de fevereiro. O autor Ron B. Thomson apresenta um retrato profundo e raro sobre um dos mais tumultuosos episódios da história lusa: a Guerra Civil, também conhecida por Guerra dos Dois Irmãos, travada entre absolutistas e liberais, que colocava de um lado D. Miguel e de outro D. Pedro, respetivamente. O historiador e professor universitário, que reside entre Portugal e o Canadá, demonstra como o liberalismo em Portugal foi um fenómeno urbano, de elite, esclarece as razões para o seu fracasso e explica como foi possível aos liberais ganharem a Guerra mas perderem o povo.

Já em março, a coleção clássica juvenil internacionalmente aclamada Irmãos Hardy chega às livrarias portuguesas com os dois primeiros volumes, «O Tesouro da Torre» e «O Mistério da Casa na Falésia». Na cidade fictícia de Bayport, os irmãos Frank e Joe Hardy seguem as pisadas do pai – detetive de renome mundial –, e tentam resolver misteriosos casos policiais, por vezes com a ajuda do seu fiel grupo de amigos. Ação, enigmas e humor são os ingredientes-chave que Franklin W. Dixon usou para criar esta série de aventura para os mais jovens.
«Teresa do Outro Lado do Espelho», de Teresa Procopiak, é outra das novidades. Filha de mãe brasileira e pai russo, a modelo brasileira é muitas vezes confundida com a ex-namorada de Cristiano Ronaldo, Irina Shayk, e vive em Faro no Algarve, desde 2013. Licenciada em Psicologia, publica um livro sobre a sua luta contra a anorexia nervosa, que travou durante quase dez anos. «Escrevi sobre os meus internamentos, sobre o que sentia e como consegui superar o problema. Tudo começou quando tinha 15 anos, e coincidiu com o período em que os meus pais se estavam a divorciar. De um momento para o outro, deixei de querer comer. E com os anos isso tornou-se uma obsessão. Sofri com essa doença até aos 24 anos e cheguei a pesar 32 quilos com 1,84 metros. Quase morri por diversas vezes. Num dos meus seis internamentos, o médico disse-me que o meu caso tinha sido o mais grave de todos com que tinha lidado», explicou a modelo à imprensa.

Robert Jordan, autor de culto da fantasia épica americana, é outra das grandes novidades de março. Onze anos depois, a Bertrand Editora reedita o primeiro volume da série A Roda do Tempo com o título «O Olho do Mundo». Um livro fantástico, em que vários universos se misturam, desde os contos de fadas, aos mitos celtas e mundos inventados. Todos os livros da série A Roda do Tempo atingiram o top de vendas do New York Times.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK