Na fronteira entre a Ucrânia e a Rússia, um território devastado pela guerra, uma unidade de mercenários russos revoltou-se contra Moscovo. Com as atenções concentradas na frente de batalha, os seus membros, recrutados nas piores prisões e asilos psiquiátricos da Rússia, puderam avançar para o interior da Ucrânia e levar a cabo uma violenta campanha contra as populações locais.
Quando os voluntários de equipas de ajuda humanitária norte-americanas são feitos reféns e quase todos mortos, o agente especial Scot Harvath é enviado para a Ucrânia com a missão de identificar os responsáveis e ajustar contas. Mas, num território tão vasto, que Harvath pouco conhece, conseguirá o agente ao serviço dos Estados Unidos da América encontrar os mercenários antes que cometam novos crimes?
Publicado nos Estados Unidos em 2023, Queda Mortal, de Brad Thor, é um thriller intenso, pleno de ação, com espiões e jogos políticos, que tem a guerra na Ucrânia como pano de fundo. Um livro que revela as dores da guerra e o impacto que esta tem na população desprotegida, Queda Mortal chega às livrarias portuguesas a 10 de outubro, com tradução de Susana Serrão e chancela da Bertrand Editora.