2020-09-04

O apelo sedutor do autoritarismo

Anne Applebaum, vencedora do prémio Pulitzer, aborda os ataques às democracias liberais e o crescimento dos sistemas políticos antidemocráticos baseados em crenças radicalmente simples

Partilhar:

O autoritarismo chegou para ficar? No seu novo livro, Anne Applebaum faz uma análise hitórica e rigorosa de uma transformação política e social que está a deformar as nossas sociedades, com vista a denunciar esta ameaça crescente e mapear o caminho para recuperarmos os nossos valores democráticos. O Crepúsculo da Democracia chega às livrarias a 4 de setembro.

 

A democracia está em perigo. As sociedades estão em mutação e as tendências antidemocráticas estão a crescer. A política fracassou e os sistemas autoritários e radicais ganham terreno em todo o mundo. As teorias da conspiração, a polarização da opinião pública, as redes sociais e a nostalgia por um passado idealizado são armas utilizadas pelos adeptos do iliberalismo, com enorme sucesso, para obter seguidores, conquistar votos e tomar o poder – primeiro, de forma democrática, depois cada vez menos.

 

Na sua nova obra, Anne Applebaum, vencedora do prémio Pulitzer em 2004 e historiadora reconhecida em temas como o comunismo e política internacional, combina análise histórica e atual, com clareza e observação. Num registo sabiamente equilibrado entre o pessoal e o jornalístico, fundamentado no seu conhecimento profundo de casos históricos, como o Estalinismo e a Alemanha nazi, mas também nas experiências pessoais na Polónia (o seu marido foi ministro dos Negócios Estrangeiros no governo de Donald Tusk), Applebaum disseca as transformações políticas em marcha no Ocidente, analisando os casos mais pertinentes da política mundial, de Boris Johnson ao desmantelar do Estado de direito na Polónia, passando pela Espanha e pela Hungria, para citar alguns.

 

Uma análise incisiva e urgente do agigantar do autoritarismo e do ataque à democracia um pouco por todo o mundo.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK