2022-09-16

O regresso às Mitologias de Gonçalo M. Tavares

Bertrand publica terceiro título do universo literário do escritor português

Partilhar:

Cinco crianças atravessam um dos universos literários mais importantes de Gonçalo M. Tavares e apenas querem o que todos desejam: sobreviver enquanto crescem. É esta a premissa deste universo e de O Diabo, o terceiro livro no projecto a que o premiado autor português chama Mitologias e que sucede a A Mulher-Sem-Cabeça e o Homem-do-Mau-Olhado e a Cinco Meninos, Cinco Ratos. Um mundo que mistura homens, máquinas, animais e objectos numa mitologia do século XXI em que «a apetência técnica substitui a bondade», e que pode ser lido por qualquer ordem de entrada. Passados mais de 20 anos de carreira literária (Livro da Dança foi publicado pela primeira vez em 2001), a sessão de lançamento de O Diabo decorre a 8 de outubro, às 19h30, no FOLIO, em Óbidos.

O Diabo, pela mão de Gonçalo M. Tavares, retrata um mundo que não tem um espaço ou um tempo definidos, um lugar imaginário, mas que adquire lógica interna e regras próprias, um universo habitado por personagens onde o referencial é aquilo que nos vai sendo contado. Aqui a verdade científica e as suas regras pouco importam. Dotados dessa ampla liberdade, os leitores deambulam entre narrativas fantásticas que tanto actualizam explicações para um mundo em que vivemos como retratam traços marcantes da natureza humana que o habita.

É um universo onde encontramos valores fundamentais, território privilegiado do mito, como o bem e o mal, o medo e a coragem, a tranquilidade e a violência, o desconhecido e o familiar. Nas livrarias a 22 de setembro.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK