Escrito de forma acessível e repleto de curiosidades sobre as vivências do mais longo império da história, Roma Antiga – Mitos e Verdades, de Dimitri Tilloi-d'Ambrosi, com tradução de Maria Ferro, oferece novas abordagens sobre a herança desta civilização e algumas ideias feitas.
As orgias romanas alguma vez existiram? Os imperadores eram realmente loucos? O vinho romano era bom? As mulheres romanas eram emancipadas? Estas são algumas das perguntas a que o autor, professor agregado e doutor em História Romana, responde de forma concisa e fundamentada nestas páginas onde o mito dá lugar ao facto.
Porém, antes de se iniciar esta leitura e, tal como o autor previne, há que ter em conta que o Império Romano era uma entidade repleta de diferenças. «O poder de Roma baseava- se indubitavelmente na ordem das armas, mas também na capacidade de integrar populações tão variadas como os Celtas da Gália, os Gregos da Europa e da Ásia Menor e os Egípcios», enumera.
Aliás, de acordo com o professor, «são necessárias ainda mais nuances quando examinamos os corpos e as almas dos Romanos, as suas mentalidades e as suas representações. As relações com os valores e a moral estão, muitas vezes, a léguas de distância das imagens sensuais e carnais que fazem parte do imaginário coletivo. Roma era uma sociedade de normas religiosas, sociais e culturais».
Mas há muitos outros factos que vamos conhecer neste livro que, abordando a história de Roma, nos revela muito sobre o que somos agora.