2018-03-07

Scott Turow, o grande mestre do thriller jurídico, publica pela Bertrand o livro «Testemunho»

«Simultaneamente um thriller, uma exposição do direito internacional e uma investigação de um episódio terrível, intenso e sério da história recente… admirável e importante.» - New York Times Book Review -

Partilhar:
A guerra da Bósnia, que acontece durante a fragmentação da antiga Jugoslávia, é o ponto de partida para o novo thriller jurídico de Scott Turow, que troca o cenário dos tribunais norte-americanos pelo Tribunal Penal Internacional, em Haia, na Holanda. O advogado Bill Boom, personagem central de «Testemunho», é desafiado a examinar um caso que ficou por resolver: o desaparecimento de várias centenas de refugiados na sequência do conflito. 

O resultado é um thriller intenso com um ritmo acelerado, bem enquadrado em termos de política internacional, estando ainda sustentado por uma pesquisa minuciosa em termos de contexto histórico. Não é por acaso que Scott Turow é considerado o mestre do thriller jurídico. 

John Grisham, outro colosso neste género literário, tem Scott Turow como seu mentor. Quando questionado qual é o seu thriller jurídico preferido, Grisham não hesita em responder que é Presumível Inocente, uma das obras mais marcantes de Turow. «Foi publicado em 1987 e ninguém ainda tinha ouvido falar do Scott, eu ainda não tinha terminado o meu primeiro livro, mas o livro dele era realmente brilhante. O livro simplesmente eletrizou o género do thriller jurídico. O Scott não criou o género, mas encheu-o de energia e inspirou-me a terminar o meu livro Tempo de Matar e a sonhar com coisas maiores.» Testemunho chega às livrarias no dia 9 de março.