2024-02-07

«Um livro de combate»

Coordenado por Catarina Martins e João Teixeira Lopes, Portugal Esquecido – Retratos de um país desigual reúne dezenas de testemunhos que mostram como se vive atualmente no país.

Partilhar:

Resultado de uma vasta investigação, coordenada por Catarina Martins e João Teixeira Lopes, chega às livrarias no dia 22 de fevereiro Portugal Esquecido – Retratos de um país desigual.

Socorrendo-se de testemunhos e de dados sociológicos e estatísticos, a antiga coordenadora nacional do Bloco de Esquerda e o sociólogo dão a conhecer alguns dos mais profundos problemas da sociedade portuguesa. A saúde, a habitação, o trabalho, as minorias, a desertificação, o ambiente, entre outros, são os temas abordados nesta obra, em que os entrevistados relatam na primeira pessoa a sua experiência.

«Este é um livro de combate. Não se pense, todavia, que cairemos na tentação do panfleto pronto a usar, do academismo estéril da elucubração contemplativa ou da produção escolástica de teses que nunca se traduzirão em ação. Não renunciamos à abertura de espaços de esperança e à ideia, tão antiga quanto mobilizadora, de que um outro país é não só possível como ardentemente desejável», garantem os autores.