Rússia - Revolução e Guerra Civil (1917-1921)
A guerra civil russa não foi apenas um conflito interno entre os vermelhos, em torno do Exército Vermelho de Trotsky e da ditadura comunista de Lenine, e os brancos, uma aliança incompatível composta por socialistas moderados e monárquicos reacionários.
O receio de que a revolução se estendesse para fora da Rússia levou à intervenção de diversos exércitos estrangeiros - Grã-Bretanha, França, EUA, Japão, Itália, Sérvia e Roménia - bem como de antigas partes do império russo - Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia e Geórgia. o Exército Vermelho incluiu, ainda, muitas unidades de voluntários «internacionais», ex-prisioneiros de guerra dos exércitos alemão, austríaco, húngaro e búlgaro.
Examinar a crueldade desta guerra na qual morreram mais de dez milhões de pessoas é de vital importância. em todo o mundo, os seus horrores e destruição desencadearam o terror do bolchevismo e da vingança branca. e essa divisão criou o círculo vicioso de medo e aversão que levou à Segunda Guerra Mundial.