O Eterno Declínio e Queda de Roma
A queda de Roma constitui um dos temas mais fascinantes da história, tendo sido motivo de debate durante séculos. Edward J. Watts constrói um relato apaixonante em torno do declínio de Roma, que se inicia na República Romana e percorre o império de Augusto e dos seus sucessores, descrevendo a perda de grande parte do território romano ocidental durante o século V, o percurso do Império Romano do Oriente até à sua queda em 1453 e, finalmente, o declínio e renovação de Roma do século XV até ao presente.
Com os seus altos e baixos, a história romana é longa e fornece um leque de narrativas de declínio que ajudam a sustentar as teorias dos profetas da decadência. Esta retórica sobreviveu desde a Antiguidade até aos nossos dias: todos, desde os políticos romanos na viragem do século iii a. C. aos jornalistas norte-americanos no século XXI, a usaram como ferramenta para ilustrar as consequências negativas de um mundo em mudança.
O Eterno Declínio e Queda de Roma conta-nos as histórias das pessoas que construíram as suas carreiras políticas em torno de promessas de renovação romana, bem como as histórias das suas vítimas, apontadas como causadoras do declínio.
Edward J. Watts demonstra que a utilização do conceito do declínio e queda de Roma continua vigente nos nossos dias, muitas vezes ao serviço do discurso político, e nem sempre é usado da melhor forma. Contudo, se a história de Roma ilustra os perigos da retórica do declínio, também demonstra o potencial de reabilitação se se adotar uma retórica centrada na restauração construtiva, uma lição de enorme relevância para o mundo de hoje.