Origem: África
A historiografia da criação do mundo moderno atribui um papel central à Europa, usando argumentos como a singularidade da Era das Descobertas e da exploração marítima, os avanços científicos e tecnológicos ou a expansão dos ideais judaico-cristãos. Contudo, no centro de todas estas conquistas e superações está o continente africano, apesar de sobre este pouco se escrever.
Que tipo de relato leríamos se tivéssemos África e os africanos como foco da nossa pesquisa e investigação? Howard W. French tem precisamente essa abordagem nesta história detalhada de seis séculos de desenvolvimento mundial, demonstrando como a ascensão económica da Europa, o seu desenvolvimento político e a concretização dos ideais do Iluminismo se construíram à custa da desumanização e da exploração do «continente negro» - numa busca incessante por ouro e mão de obra escravizada.
Portugal e Espanha estão em destaque nos primeiros séculos desta história do continente africano, que recupera as biografias e os feitos de importantes figuras africanas, caracteriza as abastadas civilizações da África medieval e realça a importância histórica de movimentos extraordinários como a Revolução Haitiana.