Estratégia – Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais é o manual definitivo sobre estratégia empresarial. Dirigido a executivos e leitores interessados nos modernos conceitos de gestão e economia, o livro inclui mais de 1500 exemplos práticos de empresas portuguesas e estrangeiras, figuras, tabelas e mapas explicativos.
Esta inovadora obra aborda de uma forma prática todos os temas mais atuais de estratégia, aplicando-os não só aos negócios tradicionais, como também aos novos negócios digitais. E a relevância estratégica da sustentabilidade é também reconhecida, e a criação de valor sustentável quantificada.
Adicionalmente, a obra inclui diversos anexos centrados na vertente comportamental da estratégia. De facto, as práticas modernas de formulação e execução estratégica valorizam cada vez mais a dimensão humana, tanto na perspetiva interna (cultura, liderança, equipas, etc.), como na perspetiva externa (clientes, marketing, vendas, etc.). Assim, este livro aplica o modelo de personalidade Mapa EGOS, apresentado no anterior livro do Prof. Adriano Freire, aos temas comportamentais mais relevantes para a estratégia e liderança.
Para ilustrar algumas das melhores práticas estratégicas internacionais, o livro Estratégia – Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais contém ainda onze breves casos sobre algumas das empresas e dos grupos económicos de maior sucesso à escala global – Zara, Huawei, Microsoft, Airbus, Airbnb, Toyota, Havaianas, Samsung, Farfetch, Netflix e McDonald’s –, assim como um caso sobre a pandemia do coronavírus.
Estratégia – Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais é apoiado pela plataforma online do STRAT&EGOS Institute (www.strategosinstitute.com), que inclui material de apoio a professores, alunos e executivos para a aplicação prática das matérias abordadas.