Renascer das Cinzas – O relato de uma mulher e do seu terapeuta numa jornada contra as doenças mentais, de João Carlos Melo e Maria C., traça o percurso entre a doença e a recuperação inesperada, apresentando uma das mais raras e complexas histórias de superação na área da saúde mental.
Maria C., protagonista e coautora do livro, foi diagnosticada com três das mais graves perturbações psiquiátricas: Perturbação Borderline, Mentira Patológica e Perturbação Factícia, também conhecida como Síndrome de Munchausen, uma doença que «a maioria dos médicos já observou, mas sobre a qual pouco se tem escrito». A Síndrome de Munchausen leva os doentes a simular sintomas patológicos, procurando afeto, atenção e validação através de cuidados médicos.
Escrito a duas vozes, a da paciente e a do psiquiatra, este livro relata o percurso clínico de Maria C. ao longo de vários anos entre urgências hospitalares, exames clínicos desnecessários e episódios de sofrimento psíquico profundo. Contra todas as expectativas, Maria C. conseguiu em 2023, com o apoio incondicional do seu psiquiatra, inverter o curso das doenças de que foi vítima.
Esta recuperação, considerada excecional em todo o mundo, deveu-se a uma confiança terapêutica construída ao longo do processo. Renascer das Cinzas é, por isso, um importante contributo para o debate público sobre o estigma, o diagnóstico, a superação da doença mental e o papel fundamental do acompanhamento terapêutico.