A Coragem de Ter Medo
Este é um livro sobre os medos que nos afligem: podemos ter medo do escuro, de morrer, de sermos avaliados, de sermos humilhados, da autoridade, das alturas, dos monstros, dos mortos, de fantasmas, de adormecer, de perder o controlo, de enlouquecer, dos outros, de andar de avião, de tempestades, mas também do medo de melhorar, do sucesso e até, o que é impressionante, de viver. Esta lista é apenas uma amostra, mas o livro não é uma enciclopédia ou um tratado técnico. E também não é um manual com respostas prontas a servir nem um livro de autoajuda que prometa soluções rápidas e fáceis.
Neste seu novo livro, João Carlos Melo mantém o estilo a que já habituou os leitores: claro, acessível e intimista. É novamente dessa forma que procura agora dar-lhes a conhecer o que são os medos, quais os mais importantes, os mais frequentes e os mais raros. E o que significam.
No livro fala também da cobardia, do destemor, da ousadia, da audácia, e ainda do efeito tranquilizador da voz humana. Naturalmente, também aí encontraremos a coragem.
A coragem não pressupõe a ausência de medo. Pelo contrário, consiste em, mesmo tendo medo, arriscarmos e conseguirmos enfrentá-lo.
João Carlos Melo gostaria que, depois de lerem este livro, os leitores possam encarar os seus medos com mais sabedoria, tranquilidade e coragem.