Dez Césares - Volume II: De Adriano a Constantino, de Barry Strauss, é, como o próprio nome indica, «(…) o segundo de dois volumes sobre os imperadores romanos. A grandeza destes homens, a vaidade, a capacidade de liderança e os seus muitos fracassos, a reverência pela tradição e a implacável prontidão para mudarem com o intuito de sobreviverem são os temas centrais».
No primeiro volume tinha sido abordada a história do império durante os reinados de cinco imperadores, entre 27 a.C. e 117 d.C.: Augusto, Tibério, Nero, Vespasiano e Trajano. Já neste volume, segundo e último, que chegará às livrarias a 2 de junho, retoma-se a história de outros cinco importantes Césares, de 118 d.C. a 337 d.C.: Adriano, Marco Aurélio, Sétimo Severo, Diocleciano e Constantino.
Um livro que traz à vida as grandes figuras da história e narra um período instável, transformador do Império Romano a todos os níveis, por um dos maiores especialistas em história militar do mundo antigo, que é também consultor, historiador naval e militar, editor da Turning Points in Ancient History, professor na Universidade Cornell e autor de inúmeros bestsellers.