2019-09-06

«Educar pela Positiva», de Nuno Pinto Martins | Educar sem gritos nem castigos: missão (im)possível?

Ao longo deste livro os pais e educadores vão encontrar respostas para os seus desafios diários na educação das suas crianças. Um conjunto de estratégias simples e práticas para a resolução de problemas e desafios na parentalidade.

Partilhar:
Nuno Pinto Martins, antigo jornalista e atual formador certificado pela Positive Discipline Association (EUA), descobriu a Disciplina Positiva após questionar-se: «Estarei a ser um bom pai?». Pai de duas crianças – um menino e uma menina – sentia-se muitas vezes incapaz de impor a ordem, de estabelecer limites e rotinas. Irritava-se facilmente e resolvia quase sempre os conflitos com base nos métodos «tradicionais»: os sermões, as ameaças, os castigos e, uma ou outra vez, uma palmada «na hora certa». Não se revia neste modelo educativo. Sentia que lhe faltavam ferramentas para educar. Esta frustração levou-o a procurar soluções e encontrou na Disciplina Positiva as respostas que procurava, o que lhe trouxe uma nova forma de ver o exercício da parentalidade e de encarar a vida. 

«Com este livro não tive (nem tenho) a pretensão de ensinar ninguém a educar, mas sim abanar consciências e levar a uma reflexão profunda sobre o nosso papel, enquanto educadores, no crescimento das nossas crianças. De uma forma simples e prática, pretendi descodificar as razões por detrás do "mau" comportamento e partilhar um conjunto de dicas e estratégias poderosas para melhorar a comunicação/relação com elas», explica o autor. 

Através da Academia Educar pela Positiva, que criou em 2017, Nuno Pinto Martins tem percorrido o país de norte a sul, incluindo Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, para, através dos seus workshops, apresentar uma alternativa válida aos métodos educativos «tradicionais», de autoritarismo e permissividade. Ao longo deste livro os pais e educadores vão encontrar respostas para os seus desafios diários na educação das suas crianças. Um conjunto de estratégias simples e práticas para a resolução de problemas e desafios na parentalidade. 

Educar pela Positiva chega às livrarias no dia 20 de setembro.