Na escola, num dia de trovoada, todos os colegas de turma da Ágata dizem quais são os seus medos. Uns assustam-se com a trovoada, outros com aranhas, a Ágata tem medo do escuro e o Jorge é o único que não tem medo de nada – mas tem um gosto especial por assustar a Ágata.
As ilustrações doces de carvão com aguarela e o texto sensível de Anna Pignataro permitem confortar as crianças, que estão a aprender a lidar com os vários tipos de medos. Indicado para ler nos infantários, este livro permite abordar o tema da diversidade como uma oportunidade de exercício da empatia, devido à variedade de personagens e ao próprio aspeto físico da Ágata.
A Ágata Tem Medo do Escuro foi já distinguido como «Notable Book» nos prémios Livro Infantil do Ano do Children’s Book Council of Australia e é recomendado pela Associação Australiana de Terapia Familiar. Traduzida já em 13 línguas, com mais de 70 títulos publicados, Anna Pignataro foi galardoada nos International Books Awards, na categoria «Picture Book Hardcover Fiction», e vencedora de vários outros prémios australianos e internacionais