2023-11-14

Duzentos anos da luta de classes em Portugal, na melhor tradição da “história a partir de baixo”

Uma «história total» política, económica, social e cultural do Portugal contemporâneo, desde as invasões francesas aos nossos dias em Breve História de Portugal – A Era Contemporânea (1807-2020), de Raquel Varela e Roberto della Santa. A obra está disponível a partir de 23 de novembro.

Partilhar:

Com a aproximação das comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril é, mais do que nunca, urgente analisar e conhecer o contexto histórico e mundial que nos trouxe até aqui. Para isso, chega às livrarias Breve História de Portugal – A Era Contemporânea (1807-2020) de Raquel Varela e Roberto della Santa.

 

Trata-se de uma história global, para um público amplo não especializado, desenvolvida com base no melhor que a historiografia portuguesa e internacional já produziu, mas também assente em fontes literárias e até cinematográficas, bem como da cultura popular – atualmente insubstituíveis no labor da história.

 

Tomando como ponto de partida as classes sociais nos cerca de duzentos anos que decorrem entre as invasões francesas e a atualidade, os autores traçam o percurso do país e da sua configuração social resultante da ascensão do capitalismo desde inícios do século XIX. O estudo das relações e das lutas de classe e das dinâmicas que a sociedade foi desenvolvendo nestes dois séculos revela fenómenos de solidariedade social, hoje surpreendentes, até impensáveis, que nos fazem refletir sobre a sociedade em que atualmente vivemos.

 

«Sem a história estamos fora do presente e, por isso, do futuro – a consciência histórica reconcilia-nos com nós próprios. Não como um tribunal ou um divã, mas com as possibilidades efetivas de transformação social. Para isso quisemos contribuir com este livro. Ser e estar no presente exige-nos confrontar o passado para perspetivar o futuro. (…) É preciso conhecer a própria história para ser parte dela como sujeitos», escrevem os autores.