2019-02-07

Évora Monte, o fim da Guerra dos Dois Irmãos e o fracasso do liberalismo em Portugal

Nas livrarias a 15 de fevereiro

Partilhar:
A 15 de fevereiro, a Bertrand Editora faz chegar às livrarias portuguesas um retrato profundo e raro sobre um dos episódios mais tumultuosos da história lusa: a Guerra Civil de 1832-34. Em «Miguelistas e Liberais», o historiador Ron B. Thomson relata o conflito também conhecido por Guerra dos Dois Irmãos, travado entre absolutistas e liberais e que colocava de um lado D. Miguel e de outro D. Pedro, aprofundando a questão do liberalismo para além do confronto militar, e identificando este período como o início da luta pelo Portugal moderno. Num país que apreciava e pretendia conservar a sociedade tradicional, a ideologia liberal revelou-se uma tarefa difícil de implementar. Face a esta vontade popular, que condenou quase desde o início os objetivos a que os liberais se propuseram, Thomson observa que «será este, talvez, o elemento mais interessante da história moderna portuguesa, a persistente sobrevivência de uma cultura orgulhosa perante tantas pressões antagónicas». Sustentando a sua interpretação através da análise da crise política e económica que se iniciou com a Guerra Peninsular, o professor universitário demonstra como a Concessão de Évora Monte marcou o fim da fase militar da luta constitucional, mas também como deixou por resolver as divisões de base no país – que viriam a dominar a política e a sociedade portuguesas nos mais de cem anos que se seguiram –, resultando no nascimento de um tipo de constitucionalismo, assente numa sociedade que se manteve mais autoritária do que liberal.

«Miguelistas e Liberais» esclarece assim como foi possível aos liberais ganharem a guerra mas perderem o povo.

O lançamento do livro decorre a 13 de fevereiro, às 18h30, na Livraria Bertrand do Chiado, em Lisboa. A obra será apresentada por António Meira e a sessão contará com a presença do autor, que estará em Lisboa até 14 de fevereiro para promover o livro.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK