2021-01-07

Grito de revolta de George Orwell em O Triunfo dos Porcos

Edição revivalista chega às livrarias pela Bertrand Editora.

Partilhar:

Uma sátira ao totalitarismo, através de uma revolução levada a cabo pelos animais da Quinta do Solar contra a tirania dos humanos. O Triunfo dos Porcos, de George Orwell, chega às livrarias a 14 de janeiro.

 

Em Portugal, a primeira edição desta obra, intitulada O Porco Triunfante, data de 1946 e deve-se à Livraria Popular de Francisco Franco, tendo ficado marcada pelo seu grande insucesso. Trinta anos depois, em 1976, pela primeira vez em democracia, a editora Perspectivas & Realidades dá à estampa uma nova edição desta obra de George Orwell com o título “mais ajustado e expressivo” de O Triunfo dos Porcos. Este projeto de João Soares e Victor Cunha Rego, cofundadores responsáveis pela Perspectivas & Realidades, com uma notável ilustração de José Brandão na capa, rapidamente inundou as livrarias, passou de mão em mão e a obra conquistou definitivamente os leitores portugueses. Aqui, a Bertrand Editora propõe-se recordar e atualizar esta histórica edição portuguesa de 1976.

 

Aparentando a forma de uma fábula, este livro é, na verdade, um retrato político e social da implantação de um regime totalitário. Pelo tom com que o livro é escrito e pelos elementos utilizados, é fácil confundi-lo com uma história quase infantil, e o segredo está na forma como o autor vai revelando a terrível verdade que este grupo de animais experiencia. Os animais inicialmente são simpáticos, os seus maneirismos são aprazíveis e os seus motivos são justificáveis até ao momento em que a ganância, a sede de poder e a corrupção passam a manifestar-se de forma exuberante. Aquilo que começa por ser um movimento pelo bem comum, acaba por se transformar num espaço esmagador onde impera a falsa liberdade.

 

A velha máxima “Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que os outros” nasceu neste livro, que continua atual mais de 70 anos depois de ter sido escrito. Uma leitura imperdível e obrigatória.

 

Esta é a primeira obra do autor George Orwell publicada pela Bertrand Editora, a que se seguirá 1984 em fevereiro.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK