2018-06-29

Homenagem a José Manuel de Mello, o empresário português que fundou o conglomerado Grupo José de Mello

«José Manuel de Mello: A Cultura Da União», uma biografia do empresário pelas mãos de Miguel Figueira de Faria

Partilhar:
Decorreu ontem, na Associação Nacional das Farmácias, em Lisboa, a apresentação do livro de Miguel Figueira de Faria«José Manuel de Mello: A Cultura da União»

A sessão contou com a presença de familiares e amigos que quiseram homenagear o empresário.

Na mesa central estiveram presente o autor, Eduardo Boavida, diretor editorial da Bertrand Editora, Vasco de Mello, o Professor Rui Ramos e o Doutor Pedro Ferraz da Costa.


 

Miguel Figueira de Faria esclareceu a importância da matriz familiar na Literatura afirmando que é “a melhor solução para os momentos de incerteza que é algo que o país viveu depois do 25 de abril”. O autor referiu ainda que a presença de alguns reitores de Universidades, nesta sessão, só demonstra a importância da vida universitária na vida empresarial.


Vasco de Mello, filho de José Manuel de Mello, pronunciou-se em nome de toda a família Mello. “Esta homenagem é muito justa na nossa perspetiva, porque o Pai apesar de todas as vicissitudes, porque passou todas as dificuldades que enfrentou foram aqui muito bem descritas. Foi um homem que nunca desistiu e portanto teve sempre presente que o contributo empresarial, que o contributo de empreendedor era aquilo que podia pôr ao serviço de Portugal numa perspetiva do desenvolvimento do país e isso para nós foi um exemplo que não podíamos deixar de referir aqui.

Há uma pessoa que não está aqui retratada, mas que foi fundamental e que foi a nossa mãe. Também não queria deixar aqui de mencionar. Há dois traços que não são salientados na obra de Miguel Faria e que são dois traços fundamentais, também, do que era o perfil do Homem complexo que o meu Pai, o nosso Pai, era - a amizade e a generosidade.”

A Doutora Rita Magalhães Collaço, como representante do Presidente da República, que não pôde estar presente por motivos profissionais, dirigiu uma carta do próprio à família de José Manuel de Mello. O Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa condecorou José Manuel de Mello, a título póstomo, com o grau de Grã Cruz da Ordem de Mérito.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK