2019-09-05

Maria João Fialho Gouveia narra o percurso inspirador de Dom João I e Dona Filipa de Lencastre, os pais da Ínclita Geração

«Dona Filipa e Dom João I» é o oitava livro da autora

Partilhar:
De origens distintas mas unidos sob a mesma bandeira, o Mestre de Avis e Filipa de Lencastre foram, ao longo de 28 anos em comum, catalisadores de uma célebre e fervorosa transformação em Portugal e no mundo. No seu oitavo livro, intitulado Dona Filipa e Dom João I, Maria João Fialho Gouveia narra, nas vozes dos dois cúmplices monarcas, o percurso singular e inspirador de um casal fascinante, desde a timidez e surpresa do seu primeiro encontro aos seus tempos áureos. 

Nascido da relação entre Dom Pedro I de Portugal e Teresa Lourenço, filha de um mercador lisboeta, o Mestre de Avis passaria de filho bastardo a Dom João I de Portugal, patriarca da Dinastia de Avis e da afamada Ínclita Geração que Luís de Camões cantou. Ao seu lado esteve Dona Filipa de Lencastre, a primogénita do príncipe John de Gaunt e da bela fidalga Blanche de Lencastre. Deste casamento de conveniência, resultante de um acordo político entre o novo soberano português e o duque de Lencastre, veio não só a nascer uma aliança perpétua entre Portugal e o Reino Unido, como uma dupla apaixonada e erudita, que moldaria o destino da nação lusitana ao dotá-la de uma geração de príncipes visionários e carismáticos. 

A vida conjunta destas incontornáveis figuras deu o mote a uma das épocas mais determinantes da História de Portugal, a de um reino então pequeno em tamanho mas possuidor de uma sabedoria imensa e determinado a alargar os seus horizontes. Num romance arrebatador, Maria João Fialho Gouveia eterniza os episódios preponderantes de uma família real e de um povo aventureiros e perseverantes, marcados pelo amor ao conhecimento e à pátria. Dona Filipa e Dom João I chega às livrarias a 13 de setembro. 

Eventos programados: 
- Lançamento na FNAC Chiado, em Lisboa, dia 21 de setembro, às 17:00; 
- Apresentação na FNAC CascaiShopping, dia 22 de setembro, às 17:00; 
- Apresentação na 2ª edição do Festival Literário FOLHA, na Curia, dia 27 de setembro, às 17:00;
- Apresentação na FNAC LeiriaShopping, dia 27 de setembro, às 21:00; 
- Apresentação na FNAC Fórum Coimbra, dia 28 de setembro, às 17:00; 
- Apresentação na FNAC NorteShopping, no Porto, dia 29 de setembro, às 17:00; 
- Sessão de autógrafos na Livraria Bertrand do Fórum Sintra, dia 5 de outubro, às 17:00; 
- Apresentação no Festival Literário Outono Vivo 2019, na Praia da Vitória, Terceira, dia 26 de outubro.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK