2021-04-27

Porque é que Dante continua a ser importante nos dias de hoje?

John Took, professor especializado em Dante Alighieri, explica a relevância do maior poeta italiano nos dias de hoje, num livro que a Bertrand Editora publica no ano em que se assinalam os 700 anos da sua morte. O livro A Importância de Dante chega às livrarias a 6 de maio.

Partilhar:

Partindo de três das principais obras do grande escritor italiano, John Took analisa o pensamento de Dante enquanto poeta e filósofo: «Longe de ser mais uma apresentação da sua vida e do seu trabalho, é apenas a minha interpretação de como, à parte de considerações históricas mais específicas, Dante continua a entrar em comunhão com todos os que se dedicam ao cuidado último, àquilo que significa na verdade tornar-se propriamente humano.»

Vida Nova, a obra inovadora da juventude, Convívio, trabalho maior da meia-idade, e Divina Comédia, o grande projeto da maturidade, surgem em A Importância de Dante como mapas para o desenvolvimento de Dante enquanto poeta e filósofo. Estas obras são importantes testemunhos do pensamento de Dante, que refletiu a fundo sobre o bem-estar não só dos seus contemporâneos, mas também dos que «pensarão nestes tempos como antigos». Neste livro, o autor defende que os pensamentos de Dante atravessam os séculos e confirmam o seu merecido estatuto como ícone cultural e como companheiro de viagem.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK