2022-05-17

Reedição de «A Casa Grande de Romarigães», de Aquilino Ribeiro: um dos romances históricos mais notáveis da literatura europeia

Lançamento marcado para 27 de maio.

Partilhar:

Quando Aquilino Ribeiro deu início à escrita de A Casa Grande de Romarigães, adiantou que não era sua ambição escrever um romance, mas uma monografia ou uma história romanceada. Felizmente, esse seu propósito inicial gorou-se e o que nos proporcionou foi um dos livros mais marcantes da literatura portuguesa do século XX e um dos romances históricos mais notáveis da literatura europeia.

 

A narrativa constrói-se a partir de manuscritos encontrados no restauro da casa que foi solar dos Meneses e Montenegros e conta-nos a história das sucessivas gerações que, para o bem e para o mal, a habitaram. Uma trama ficcional que começa no tempo dos Filipes, mas que se estende por inúmeros momentos marcantes da nossa História, nomeadamente a Guerra da Independência, as Invasões Francesas e a Guerra dos Dois Irmãos.

 

A nova edição desta obra, que conta com o apoio do Município de Paredes de Coura, tem prefácio do escritor Mário Cláudio e inclui ilustrações do artista João Abel Manta. O seu lançamento está marcado para sexta-feira, dia 27 de maio, às 18h00, precisamente na Casa Grande de Romarigães, a também chamada Quinta do Amparo, localizada no concelho de Paredes de Coura. A apresentação da obra estará a cargo de Mário Cláudio e da professora de Literatura Portuguesa Contemporânea Serafina Martins. Neste evento, abraçando a nova edição portuguesa, serão lançadas igualmente as edições galega e castelhana, publicadas pela Kalandraka Editora.

 

A Casa Grande de Romarigães, que será o palco para esta apresentação, está em fase de finalização dos profundos trabalhos de restauro tendo em vista a sua dinamização enquanto polo cultural na área de influência de Paredes de Coura.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK