2020-11-04

Stephen Hawking faz-nos uma visita guiada à história dos buracos negros

«No espaço, ninguém consegue ouvir-nos gritar; e num buraco negro ninguém consegue ver-nos desaparecer.»

Partilhar:

«Diz-se que, às vezes, a realidade é mais estranha do que a ficção, e em nenhuma área isso é mais verdadeiro do que em relação aos buracos negros. Os buracos negros são mais estranhos do que tudo o que foi alguma vez imaginado pelos escritores de ficção científica.» O professor Stephen Hawking é considerado um dos mais brilhantes físicos teóricos desde Einstein, e dedicou muito do seu trabalho a estudar esse mistério do Universo que são os buracos negros. Em 2016 foi o convidado das Palestras Reith, da BBC, que podem ser agora lidas no livro que a Bertrand Editora publica a 6 de novembro.

 

Com prefácio de Vítor Cardoso – professor de Física e investigador no Instituto Superior Técnico, onde lidera o grupo de Gravidade do CENTRA – e introdução e anotações do editor de ciência da BBC, David Shukman, Buracos Negros: As Palestras Reith da BBC é um pequeno mas brilhante livro, uma introdução breve e acessível a todos ao fenómeno dos buracos negros e ao trabalho central de Stephen Hawking.

 

Hawking faz-nos uma visita guiada à história dos buracos negros, explicando os complexos paradoxos que os tornam tão intrigantes, assim como os difícies desafios que estes colocam para a compreensão das leis universais. Para o professor, quanto mais perto estivermos de entender os buracos negros e o modo como desafiam as nossas noções de tempo e espaço, mais perto estaremos de desvendar os segredos do Universo. Escritas com simplicidade e o característico sentido de humor de Hawking, e acompanhadas de pertinentes anotações e divertidas ilustrações, estas palestras estão repletas de informações sobre buracos negros, a sua história e as várias teorias sobre a sua formação.

 

Do prefácio de Vítor Cardoso: «Stephen Hawking foi um modelo de cientista e de divulgador de ciência. Nestas palestras magistrais, ele mostra-nos porquê, explicando-nos as propriedades mais extraordinárias dos buracos negros, da gravidade e do nosso lugar no Universo. Era uma vez um homem que construía Universos.»

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK