2022-01-10

Teixeira dos Santos apresenta os desafios económicos de Portugal

Um olhar objetivo sobre o passado com os olhos postos no futuro

Partilhar:

Fernando Teixeira dos Santos é o português que, em democracia, exerceu durante mais tempo o cargo de ministro das Finanças: cinco anos e onze meses completos, de 21 de julho de 2005 a 21 de junho de 2011. Este é também o conturbado período que antecipou o terceiro pedido de resgate financeiro de Portugal ao Fundo Monetário Internacional, no qual Teixeira dos Santos teve um papel decisivo. «Ficar-lhe-emos a dever, para sempre, a clarividência que o levou a impedir o default da República, opondo-se a um primeiro-ministro cego, surdo e atraído pelo abismo», escreve Daniel Bessa, no prefácio de Mudam-se os Tempos, Mantêm-se os Desafios, que chega às livrarias a 20 de janeiro.

«É minha convicção que já se passaram anos suficientes para que, de regresso às funções de professor de Economia, possa olhar para esses períodos com o necessário distanciamento e, consequentemente, poder refletir sobre eles com maior objetividade. É esse o meu propósito», manifesta Teixeira dos Santos. Numa linguagem extremamente simples, acessível à generalidade dos leitores, Mudam-se os Tempos, Mantêm-se os Desafios é um livro corajoso sobre a economia portuguesa, uma análise objetiva assente em dados estatísticos, que visa dar resposta aos grandes desafios para o futuro de Portugal: a produtividade, o equilíbrio externo e as finanças públicas. Um livro para todos quantos se preocupam com o progresso e o futuro de Portugal.

O lançamento de Mudam-se os Tempos, Mantêm-se os Desafios decorre a dois tempos, em Lisboa e no Porto, a 19 e 20 de janeiro, respetivamente. Em Lisboa, com apresentação de Daniel Bessa, a sessão terá lugar na FNAC Colombo; no Porto, além do autor do prefácio, a sessão conta ainda com apresentação do Prof. Álvaro Aguiar, coordenador do Grupo de Economia da FEUP, sendo o acolhimento feito pelo Prof. José Varejão, diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, onde decorre o evento.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK