Marcelo Silva, um jornalista que esteve envolvido na investigação de vários crimes de colarinho branco que fizeram parar o país, olha pela janela do comboio como quem olha pela janela do desencanto. Para quê tudo aquilo, questiona-se, se tudo o que lhe resta agora é o fantasma do envelhecimento e da melancolia?
Mas talvez o lamento seja precipitado – de forma inesperada, e após o súbito desaparecimento de uma mulher que lhe é demasiado próxima e do assassínio de um antigo administrador da TAP que facilitava negócios obscuros, Marcelo Silva vê-se absorvido por uma densa intriga, envolvendo um perigoso oligarca, ministros que recebem malas recheadas com dinheiro em quartos de hotel e o líder de um partido populista que não passa de um fantoche à mercê de diferentes interesses.
Marcelo Silva é um homem com a cabeça a prémio, mas não desiste de procurar todas as respostas. Enquanto tenta perceber o que se passa, vai revelando os crimes de uma elite poderosa e perversa num Portugal ficcionado, mas perturbadoramente semelhante ao real.
A Viagem do Oligarca, o novo livro de Miguel Szymanski, é um thriller intenso, que revela as intrigas que se escondem nos bastidores do poder. É também o retrato de um Portugal que todos conhecemos e que não podemos ignorar. Chega às livrarias a 26 de setembro, com chancela da Bertrand Editora.
O livro será apresentado a 3 de outubro, quinta-feira, pelas 18h30, na Livraria Almedina do Rato, em Lisboa. A apresentação estará a cargo da jornalista Alberta Marques Fernandes.